Início » Airbus revela Pop.Up: um conceito de veículo autônomo que usa um drone para transportar um carro

Airbus revela Pop.Up: um conceito de veículo autônomo que usa um drone para transportar um carro

A Airbus espera que o veículo modular híbrido esteja disponível para uso comercial no prazo máximo de 10 anos

0
Shares
Pinterest Google+
Segundo a Airbus, os primeiros testes terão inicio ainda no final deste ano de 2017 (Airbus)

Pode parecer estranho para uma gigante de aeronaves apresentar um novo conceito de transporte aéreo no Salão Automóvel de Genebra. Mas foi onde realmente a Airbus decidiu apresentar um novo e ambicioso conceito de veículo destinado a demonstrar uma visão futura da mobilidade urbana.

Apelidado de ‘Pop.Up’ e produzido em parceria com Italdesign, o veículo de passageiros multi-modular pode andar nas ruas e voar quando o utilizador decidir. O veículo consiste em três componentes principais: uma cápsula de transporte de passageiros em fibra de carbono, um módulo terrestre alimentado por baterias e um módulo aéreo elétrico movido por oito rotores contra-rotativos.

Funcionamento

Para chamar o veículo, o passageiro utiliza um aplicativo e um sistema dotado de inteligência artificial escolhe qual a  melhor maneira da viagem ser realizada com base no seu destino.

Se a escolha for feita por estrada, o módulo terrestre do tamanho de um carro popular é acoplado pela sua base a um módulo elétrico que circula pela estrada; se a opção for via aérea, um módulo aéreo com 5 por 4,4 metros é acoplado ao teto da cápsula de transporte de passageiros, e convertido em um veículo de transporte aéreo urbano autopilotado, que decola e voa evitando o transito das grandes cidades.

Quando o passageiro chega ao seu destino, seja a viagem feita por terra ou pelo ar, os módulos mais a cápsula retornam ao ponto de carregamento para aguardar novos clientes.

Características

O módulo terrestre do Pop.Up conta com dois motores elétricos com uma potência combinada de 80cv. Suas baterias precisam apenas de 15 minutos para carregar e o veículo é capaz de atingir 100 km/h com uma autonomia de 130 quilômetros.

O módulo aéreo conta com 182cv e pode atingir a velocidade máxima igual ao módulo terrestre (100km/h), mas com uma autonomia reduzida de 100 km – menos 30 que o módulo terrestre.

Segundo a Airbus, os testes poderão ter inicio ainda no final deste ano de 2017, com a previsão do veículo modular estar disponível para uso comercial no prazo máximo de 10 anos.

Confira o vídeo e descubra o funcionamento do Pop.Up da Airbus: