3
Shares
Pinterest Google+

A maior aeronave anfíbia do mundo, o AG600, está prestes a realizar o seu primeiro voo depois de ter concluído com sucesso os testes de motor, disse a fabricante de aeronaves China Aviation Industry Aircraft Co. Lda. (GAIGA), subsidiária da Aviation Industry Corporation of China (AVIC).

O último teste de motor envolveu o funcionamento em simultâneo de todos os quatro motores turboélices WJ-6, que faz parte de um abrangente teste de solo antes da aeronave voar pela primeira vez, ainda neste semestre, anunciou a GAIGA em comunicado, citado pelos mídias chineses.

Outro AG600 também está atualmente a passar por testes internos em Xi’an, na província de Shaanxi, anunciou um oficial Huang Lingcai da GAIGA, citado pelo site AsiaOne. Lingcai acrescenta que dos 53 testes envolvido no programa, 46 já foram concluídos.

O AVIC AG600 é o concorrente chinês do anfíbio russo Beriev Be-200, muito conhecido por ser utilizado no combate a incêndios, mas também pode ser usado em patrulha marítima ou busca e salvamento no mar.  O AG600 também vai ter uma versão de busca e salvamento para 50 passageiros.

O anfíbio chinês AG600 de quatro motores tem aproximadamente 37 metros de comprimento, uma envergadura de 38,8 metros, e pode transportar 12 toneladas de água, de acordo com o fabricante. Em comparação com o concorrente russo, o Be-200, tem 32 metros de comprimento, e uma envergadura de 32,8 metros e pode transportar uma carga de água similar ao anfíbio chinês. Em contrapartida, o AG600 tem um alcance significativamente maior (5.500 km), enquanto o Be-200 tem um alcance de 2.100 km.

Segundo GAIGA, até o momento a fabricante recebeu 17 intenções de comprar para o AG600.

 

Directa Seguros