1
Shares
Pinterest Google+

Pela primeira vez, após o fim da Segunda Guerra Mundial, um avião de combate Zero voltou aos céus do Japão com um piloto japonês nos seus controles. Pilotado pelo piloto Kazuaki Yanagida, de 66 anos, o voo de demonstração aconteceu durante a terceira etapa do Red Bull Air Race, realizada no Japão. Outros voos com caças Mitsubishi A6M Zero, inclusive este, já haviam acontecido no Japão após a Segunda Guerra mundial, no entanto, estes foram realizados por pilotos americanos, como você pode conferir clicando aqui.

A aeronave pilotada por Kazuaki, é uma aeronave que baseia-se nos destroços de uma caça Zero recuperados em 1991, por Bruce Fenstermmaker do fundo das águas Papua-Nova Guiné.. Junto com os destroços do Zero, Bruce também recuperou destroços de outras aeronaves japonesas.

A restauração do A6M Zero levou vários anos para ser concluída. O processo reconstrução da aeronave teve início na Rússia, onde o maior trabalho de refabricação estrutural aconteceu. A montagem final e instalação dos motores teve lugar em Mojave, na Califórnia. De toda a estrutura da aeronave, apenas o trem de pouso manteve-se o original; o restante dos componentes foram fabricados de propósito para o Zero.

A aeronave fabricada pela Mitsubishi Heavy Industries Lda., é um caça de Model 22 construído em 1942. O Zero pertence a Masahide Ishizuka, de 56 anos, um empresário japonês que vive no Estados Unidos, e esteve envolvido nos últimos 10 anos no projeto de regresso do A6M ao japão. De acordo com o Warbirds News, o Zero em questão recebeu um motor Pratt & Whitney R-1830 instalado no lugar do original motor radial Nakajima Sakae de 12 cilindros.

“Ao preservá-lo em uma condição aeronavegável e pilotá-lo em vários lugares do Japão, quero fazer desses voos uma boa oportunidade para pensar sobre a paz”, disse Masahide Ishizuka.

Os aviões de combate Zero, ganharam a reputação de invencíveis com a participação japonesa na Segunda Guerra Mundial, graças a sua manobrabilidade, alcance e razão de subida superior a qualquer avião de combate ocidental.

Directa Seguros