Início » Vídeo: Quando um piloto confia na memória e não usa o check-list

Vídeo: Quando um piloto confia na memória e não usa o check-list

Esquecimento de um procedimento quase tirou a vida dos dois ocupantes da réplica de um Ford Trimotor

1
Shares
Pinterest Google+

Nunca confie na sua memória. Essa frase pode fazer um piloto morrer de velho e não de um acidente. Por mais que um piloto tenha voado milhares de horas no mesmo avião, e ter bem decorado o check-list, utilizá-lo como auxiliar de memória é sinal de inteligência.

Em uma aeronave existem diversos tipos de check-lists que vão desde o pré-voo até ao abandonar a aeronave após o voo – sem falar nos check-lists de emergência. O esquecimento de um procedimento pode causar um acidente e tirar vidas. No vídeo abaixo, você pode conferir um sinal drástico da falta de utilização do check-list.

Era 25 de setembro de 2004, quando o piloto de uma aeronave réplica do Ford Trimotor tentava decolar durante um show aéreo. Na corrida para a decolagem, a aeronave não consegui ganhar altitude e realizou um rolagem para esquerda, caindo em uma área de estacionamento.

A bordo da réplica do Ford Trimotor, também conhecido como Bushmaster 2000, seguiam dois pilotos que ficaram gravemente feridos, além de duas mulheres que estavam no solo e sofreram ferimentos leves.

O reporte final do acidente revelou erro do piloto, que esqueceu de remover o gust lock, um dispositivo que bloqueia os controles de voo de forma a evitar que o vento danifique as superfícies de voo quando a aeronave está estacionada.

Confira o vídeo:

A remoção do gust lock, é um procedimento que consta no check-list pré-voo.