1
Shares
Pinterest Google+

Investigadores russos revelaram que o Antonov An-2T que caiu no sábado, dia 02 de setembro, durante um show aéreo no Aeroporto de Chornoye, tirando a vida dos dois pilotos, não estava autorizado a voar. A notícia foi avançada pelo site FlightGlobal que, segundo investigadores russos, o biplano tinha o certificado de aeronavegabilidade expirado há cinco anos.

Enquanto o regulador Federal do Transporte Aéreo russo Rosaviatsia informou que o inquérito continua, a mesma instituição criticou fortemente a organização do evento realizado para comemorar os 70 anos do aniversário do An-2.

De acordo com a Rosaviatsia, o voo não deveria ter acontecido, uma vez que o certificado de aeronavegabilidade da aeronave havia expirado em novembro de 2012.

Veja também: VÍDEOS: ANTONOV AN-2T CAI DURANTE EVENTO AÉREO NA RÚSSIA

O regulador ainda afirma que, embora os dois tripulantes tenham licença de piloto, não há evidências de uma autorização oficial para o voo do An-2. A Rosaviatsia acrescentou, que o tipo de avião não deve realizar acrobacias aéreas.

A Rosaviatsia também acusa os organizadores do evento com uma “atitude totalmente irresponsável”, enfatizando que o acidente ocorreu próximo do público, o que poderia ter causado diversas vítimas fatais.

A autoridade ainda cita que o acidente é um exemplo de violações operacionais na aviação geral, acrescentando que a “bravata” que contribui para acidentes está no “limite do criminoso”.

A Rosaviatsia alega também, que um outro acidente recente na fase do pouso, envolveu um TR-301 – uma aeronave baseada no An-2 -, na sequência de um voo não autorizado na região de Sverdlovsk. Segundo o regulador, o piloto estava “em estado de consciência visivelmente alterado” e recusou assistência médica e recolha de amostras para testes de substâncias psicoativas.

Só este ano, foram registrados 17 acidentes na aviação geral russa, dos quais resultaram em 17 vítimas fatais. Dos 17 acidentes, oito aeronaves não possuíam certificado de aeronavegabilidade válido.

Directa Seguros